cirurgião vascular

Quando procurar um cirurgião vascular?

Quando um problema afeta o sistema vascular, é preciso procurar por um especialista: o angiologista. Apesar deste profissional ser o médico indicado para tais casos, em algumas situações é necessário contar com o trabalho de um cirurgião vascular.

Neste caso, o cirurgião vascular fará a análise detalhada do paciente, para indicar o caminho a ser seguido. Para isso, é necessário diversos exames e uma consulta cautelosa. No entanto, você sabe quando procurar os serviços desse profissional?

Para entender o momento em que a cirurgia vascular é necessária, abaixo, vamos apresentar algumas especificações sobre esse especialista. Confira!

O que faz um cirurgião vascular?

Trata-se de um profissional que compreende as doenças que afetam o sistema vascular, que prejudicam a circulação arterial, venosa ou linfática.

Apesar de existir uma ligação com outras especialidades, como a urologia, ortopedia e oncologia, apenas o cirurgião é capaz de fazer intervenções necessárias para reverter quadros mais acentuados de uma patologia dos vasos sanguíneos.

Esse especialista se torna responsável por tratar varizes, vasinhos e outros problemas que podem prejudicar a saúde do indivíduo. Apesar de ser um profissional muito procurado por quem deseja melhorar a aparência do aspecto físico deixado pelas enfermidades vasculares, o cirurgião vascular também cuida de outros problemas, tais como:

Doenças no sistema arterial

As artérias podem apresentar estreitamento em suas paredes, causando o bloqueio na passagem do sangue. Além disso, elas podem provocar aneurisma, devido à dilatação dos vasos, o que enfraquece suas paredes, com possibilidade de rompimento dessas estruturas e gerar hemorragia.

Patologias no sistema venoso

As doenças nesse sistema costumam ser mais frequentes, como é o caso das varizes. Isso provoca sintomas bastante desconfortantes. Apesar de existirem diversos tratamentos, algumas vezes, a melhor solução é a cirurgia.

Doenças linfáticas

São menos frequentes, mas causam dificuldades na drenagem da linfa, fazendo com que as pernas fiquem com edemas que, em alguns casos, são difíceis de serem tratados.

Por que procurar o cirurgião?

As doenças vasculares deixam os membros inferiores inchados, alterando sua cor e tornando as veias mais visíveis nas pernas. Com isso, o aspecto estético se torna menos saudável, abalando a autoestima do paciente. Dessa forma, é comum as pessoas irem a uma consulta com o cirurgião vascular para buscar tratamento para a aparência das pernas.

Contudo, você também deve procurar esse especialista nas seguintes situações:

  • se surgirem varizes sem que você tenha fatores desencadeantes, que causam dores, inchaços, alterações da tonalidade da pele ou varizes recorrentes, mesmo após tratamentos menos invasivos;
  • se ocorrer tromboflebite, que é a inflamação feita por um coágulo que deixa as veias endurecidas e dolorosas;
  • em casos de úlcera venosa, sendo feridas que acontecem depois de um trauma local, podendo ficar semanas sem cicatrização.

Além dessas situações, sempre que outro médico sugerir a ajuda de um cirurgião, então, será importante marcar uma consulta, pois muitas enfermidades só poderão ser tratadas com o apoio cirúrgico.

O cirurgião vascular é um profissional que exigirá diversos exames para estudar o caso e recomendar o tratamento mais adequado. Sendo assim, não deixe de seguir todas as indicações dele, respeitando sempre a sua saúde.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgiã vascular no Vila da Serra!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe