exame duplex scan venoso

Exame Duplex Scan Venoso: o que é e quando é indicado?

Você já ouviu falar no Exame Duplex Scan Venoso?  Trata-se de um método diagnóstico bastante moderno e aprofundado que permite a análise detalhada dos vasos sanguíneos. Também chamado de Doppler, esse exame tem sido cada vez mais difundido na área médica,  especialmente por causa de sua alta precisão. Quer entender mais sobre o Duplex Scan Venoso e descobrir quando ele é indicado? Leia o artigo completo e saiba mais.

O que é Duplex Scan Venoso, afinal?

O Duplex Scan Venoso é um exame que deriva das técnicas e tecnologias de ultrassonografia, porém, diferentemente da ultrassom tradicional, que apenas apresenta impagens, o Doppler é mais complexo e minucioso, sendo especialmente utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e possíveis doenças associadas.

Quais informações o exame fornece?

Esse exame fornece várias informações para o médico, a partir da projeção da imagem do vaso sanguíneo. A imagem permite avaliar o calibre do vaso, bem como, possibilita a visualização de coágulos e estreitamentos existentes. Além disso, por meio do Doppler, o profissional consegue analisar a direção e velocidade do fluxo de sangue. Em síntese, através do Duplex Scan Venoso é possível identificar sinais de refluxo nas veias, obstruções, turbulências no fluxo, entre outras desordens vasculares.

Para que serve o exame Duplex Scan?

Tal exame serve para muitas finalidades, entre elas, localizar eventuais coágulos situados nas veias da perna e que podem migrar para os pulmões provocando embolia pulmonar. Se identificados precocemente, o diagnóstico pode levar ao tratamento imediato e evitar maiores complicações. O Duplex Scan serve, também para avaliar quadros de edemas secundários provocados por varizes. Nesses casos, as válvulas que existem no interior das veias varicosas podem estar danificadas, o que prejudica o fluxo de sangue na direção certa.

Que doenças ele é capaz de detectar?

O Duplex Scan tem elevado grau de confiabilidade no diagnóstico de alterações vasculares nos órgãos e nos membros. Por meio de sua realização dá para detectar problemas graves como trombose venosa profunda, distúrbios nas artérias dos rins ou do cérebro, entre outras condições relacionas às estruturas venosas.

Quais são as vantagens?

Além da confiabilidade nos resultados, outra vantagem do Doppler venoso é o fato de que o exame não é invasivo. Embora a avaliação seja profunda, não existe a necessidade de ingestão de medicamentos, punções com agulhas ou incisões para a retirada de tecidos. Também não ocorre exposição à radiação, uma vez que esse método diagnóstico se utiliza de ondas sonoras para ser aplicado. Isso faz com que o exame seja seguro, indolor e bastante confortável.

Quando é indicado?

Esse tipo de exame é altamente indicado para diagnosticar doenças vasculares, mas não se limita a isso. Ele é muito útil no planejamento de cirurgia de varizes, complementando outros exames. O Duplex Scan permite que o médico localize, com mais precisão, as veias disfuncionais que precisam ser removidas no procedimento cirúrgico. Em outras palavras, é indicado para mapear as veias que serão removidas O exame também é determinante em procedimentos cirúrgicos como a retirada das veias safenas para implante de pontes de safena e cirurgias de cateterismo venoso de veias de grosso calibre. Quer saber mais sobre Duplex Scan Venoso? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!