varizes

5 dicas para prevenir as varizes

As doenças vasculares causam desconforto e dor. Além disso, o paciente sofre com a baixa qualidade de vida, em casos mais graves deste distúrbio. Apesar disso, existem diversos tratamentos que ajudam a contornar a situação, devolvendo a saúde e o bem-estar.

De todo modo, a melhor maneira de evitar o aparecimento das veinhas nas pernas é mantendo certos cuidados para preveni-las. Assim, além de afastar possíveis patologias, seu corpo ficará mais bonito e você manterá a autoestima sempre elevada.

Para te ajudar na prevenção de problemas circulatórios, abaixo, levantamos algumas dicas importantes que beneficiam o seu organismo de forma geral. Confira!

Como prevenir as varizes?

As varizes deixam suas pernas com aspecto indesejado, além de trazer dores constantes e outros sintomas desagradáveis. Elas provocam inchaço, mudança na tonalidade da pele, formigamentos e até mesmo feridas na pele. Mas, para reduzir as chances dessas alterações ocorrerem, convém seguir os seguintes pontos, a seguir:

Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo

Permanecer no mesmo lugar, e posição, aumenta a pressão da gravidade, que ocorre nos membros inferiores. Com isso, a circulação fica prejudicada e causa dificuldade para que o sangue volte para o coração, criando, assim, as varizes.

O ideal é caminhar por pelo menos dois minutos, a cada hora parada na mesma posição. Você também pode contrair a panturrilha repetidas vezes, estimulando o retorno sanguíneo.

Fazer exercícios físicos

As atividades físicas modelam o corpo e fortalecem a musculatura, incluindo a das pernas. Isso faz com que ocorra um efeito de contração, acelerando a circulação.

Dessa forma, o sangue faz seu percurso normalmente, sem que haja acúmulo sanguíneo nas pernas, o que provoca a dilatação dos vasos.

Usar meias de compressão

Meias de compressão são muito recomendadas para quem já sofre com algum tipo de insuficiência venosa. Entretanto, elas também podem ajudar a prevenir o aparecimento de veias varicosas, devido à redução da gravidade sobres os vasos, contribuindo para o bombeamento do sangue.

Consequentemente, elas reduzem os inchaços das pernas e melhoram o processo circulatório. Mas, para fazer o uso dessas meias, é fundamental seguir a orientação de um médico.

Controlar o peso corporal

Para que o sangue volte normalmente ao coração, ele deve passar pelo abdômen. Porém, quando se está acima do peso e com excesso de gordura nessa região, a pressão aumenta, dificultando o trajeto sanguíneo.

Por isso, estar acima do peso ajuda a desenvolver as varizes, além de desencadear outras doenças que afetam o bom funcionamento do organismo.

Evitar o tabaco

Todo mundo sabe que o fumo contém substâncias nocivas à saúde. Este é um dos maiores causadores de patologias severas, como trombose venosa e câncer. Mas, o que poucos sabem é que os malefícios do cigarro não param por aí. Ele também é um dos maiores causadores da dilatação dos vasos e outras complicações nessas estruturas.

Isso ocorre porque a nicotina aumenta a viscosidade sanguínea e, assim, o sangue não é bombeado corretamente, ficando acumulado nas veias, obstruindo a passagem até o coração.

Para prevenir as varizes, é importante seguir essas dicas e, sempre que algum problema surgir, não hesite em buscar a ajuda de um especialista. Somente assim é possível evitar a evolução da doença e ter uma vida mais saudável e sem surpresas.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgiã vascular no Vila da Serra!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe