varizes com espuma

Tratamento de varizes com espuma: o que é e quando é recomendado?

As veias existentes nas pernas são responsáveis por promover o retorno do sangue para o coração. Quando essas veias adoecem, elas podem se tornar dilatadas e tortuosas, prejudicando não apenas a estética, como também, a parte funcional. Essas veias doentes e disfuncionais são chamadas de varizes, que correspondem a um dos problemas circulatórios mais comuns no mundo. Só para ter ideia, 30% da população mundial convive com essa condição vascular, sendo que a maior incidência é em mulheres. Sete em cada 10 casos acontecem com pessoas do sexo feminino. Se as varizes não forem adequadamente tratadas, elas podem gerar sintomas incômodos, como dores nas pernas, coceira e inchaço. Além disso, o quadro de varizes aumenta a predisposição a complicações sérias, como manchas de pele, úlceras varicosas e troboflebites. A boa notícia é que atualmente existem boas opções de tratamento para as varizes, desde as mais finas até as mais calibrosas. Uma das técnicas mais utilizadas para tratar varizes no momento é o tratamento com espuma. Quer entender como ele funciona? Leia o artigo e saiba mais.

Em que consiste o tratamento para varizes com espuma?

Também chamado de escleroterapia espumosa, o tratamento para varizes com espuma visa tratar veias de diferentes calibres. Sua ação é menos invasiva do que as tradicionais cirurgias de varizes, porém, a eficácia é extremamente alta.

Como o procedimento é feito?

Nesse tipo de procedimento, a espuma é injetada no interior das veias doentes, preenchendo-as totalmente. Antes da injeção, geralmente o cirurgião vascular utiliza imagens de ultrassom para identificar as veias alteradas. Vale ressaltar que como a espuma tem a capacidade expandir, esse método consegue tratar até mesmo as veias mais grossas.

Como o tratamento age?

A espuma aplicada provoca uma alteração na veia. Essa alteração, por sua vez, recebe o nome de esclerose. Após a escleroterapia com espuma, a veia normalmente desaparece e os sintomas amenizam bastante. Em casos em que existe úlcera varicosa, o tratamento em questão acelera o processo de cicatrização e reduz o risco de que o problema volte. Na escleroterapia com espuma, o profissional injeta a espuma de polidocanol, em concentração de 0,25% a 3%. Depois de injetar essa espuma, ela demora entre 30 e 60 segundos a fazer efeito e se misturar com o sangue. Ocorre então uma ação direta  na parede da veia, que infla por dentro e impede a passagem sanguínea. Com o tempo, essa veia doente atrofia e se torna praticamente imperceptível.

Há riscos?

Sim. Os riscos são menores do que as chances de complicações cirúrgicas, entretanto existe a possibilidade de problemas como trombose e embolia, embora as ocorrências sejam raras. É por isso que tal técnica precisa ser conduzida por cirurgiões vasculares ou angiologistas experientes, sempre levando em consideração o estado de saúde de cada paciente. Quer saber mais sobre o tratamento para varizes com espuma? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!