tratamento para varizes

Opções de tratamento para varizes

Cerca de 30% da população brasileira possuem varizes nas pernas. A boa notícia é que existe solução para o problema. As opções de tratamento para varizes incluem técnicas com laser, espuma, glicose, crioescleroterapia ou, em alguns casos, a cirurgia. 

A abordagem a ser utilizada é definida pelo cirurgião vascular, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Confira algumas opções de tratamento para as varizes!

Quais são os tratamentos para as varizes?

Laser

O tratamento a laser, também chamado de escleroterapia a laser, é eficaz para tratar vasos pequenos e médios. O procedimento é rápido. Ele dura cerca de 20 a 30 minutos por sessão. Dependendo da região a ser tratada, o desaparecimento das varizes pode acontecer em apenas uma ou duas sessões.

O aumento da temperatura dentro do vaso, com a utilização do laser, reduz os microvasos. Isso faz com que o sangue retido no interior da veia seja deslocado para outra, levando à destruição e reabsorção do vaso pelo organismo. O calor provoca uma pequena inflamação no local, fazendo com que as veias dilatadas se fechem e percam sua função.

Espuma

Tratamento eficaz para as varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos de até 2 milímetros, eliminando-os completamente. A espuma é uma mistura de gás carbônico com um líquido. Juntos, eles são aplicados diretamente nas varizes, fechando a veia. 

A técnica com espuma é praticamente definitiva. Porém, para diminuir as chances delas reaparecerem, é recomendado utilizar meias elásticas de compressão para melhorar a circulação após o procedimento.

Glicose

A escleroterapia com glicose é feita por meio da aplicação de injeção contendo uma solução hipertônica de glicose a 50 ou a 75%. Ela é aplicada diretamente nas varizes, fazendo-as desaparecer completamente.

A glicose é uma substância natural, sendo mais facilmente absorvida pelo organismo, diminuindo as chances de complicações ou alergias durante ou após o procedimento, o que torna essa técnica cada vez mais procurada.

Crioescleroterapia

Dos tipos de tratamentos para varizes, este consiste na aplicação direta de glicose hipertônica a 75% dentro do vaso, a uma temperatura de menos 40º Celsius. A técnica é recomendada para tratar vasos pequenos, que possuem calibre menor do que dois milímetros e estão dispostos sob a pele de forma linear e sinuosa. 

Nesta temperatura, além de seu efeito normal, a substância passa a ter um efeito físico adicional. O tratamento destrói, pelo frio, a parede interna do vasinho, eliminando-o. 

Com isso, há redução do número de sessões necessárias para o tratamento das veias dilatadas e da manutenção dos vasos dilatados. A dor também é reduzida, já que o frio tem efeito analgésico.

Procedimentos cirúrgicos

A cirurgia é outra opção de tratamento para as varizes. Existem cirurgias para casos mais superficiais, que podem ser feitos no próprio consultório médico e com anestesia local. Em outros casos, quando as varizes são maiores e mais profundas, pode ser necessária a retirada da veia safena, que perpassa a região da coxa ao pé. Nesse caso, o procedimento é mais complexo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra! 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe