fdf

Varizes podem causar trombose?

O assunto é muito importante, pois trata-se de uma possível complicação das varizes: a trombose!

Muitas pessoas que têm varizes têm medo de que elas possam ser causadoras de uma trombose venosa profunda, além de embolia pulmonar. Mas será que isso mesmo pode acontecer? As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que apresentam alterações em suas válvulas, dificultando o retorno de sangue de volta ao coração. Com isso o sangue que deveria retornar ao coração, em um estado normal, fica represando nestas veias dilatadas, causando, portanto, dor, inchaço, além de aumentar a formação de coagulo nestas veias doentes.

É daí que vem a ideia de que as varizes podem ser um fator de risco para trombose. Mas será que isso mesmo ocorre na pratica? Um estudo publicado em 2016 no Journal Of Vascular Surgery avaliou com ultrassom doppler as veias de 87 indivíduos que apresentavam um episódio atual de trombose venosa profunda, para saber se estas pessoas apresentavam mais veias varicosas. Os pesquisadores observaram que 44% das pessoas que estavam com trombose apresentavam também refluxo nas veias do sistema venoso superficial. Isso levou os pesquisadores a concluir que a presença de veias varicosas é mesmo um fator de risco para trombose venosa.

Portanto podemos concluir que as varizes aumentam sim o risco de ocorrência de trombose.O melhor sempre é a prevenção, se há varizes, até mesmo sem sintomas, o ideal é o tratamento. Seja ele escleroterapia (aplicação em vazinhos), cirurgia ou técnicas minimamente invasivas, bastante difundidas nos dias atuais. Para saber o grau da doença varicosa é sempre importante fazer uma avaliação com o especialista, o cirurgião vascular. Com isso prevenimos o aparecimento de doenças mais graves com trombose venosa e as suas possíveis complicações como embolia pulmonar e e futuras úlceras nas pernas. A prevenção é o melhor tratamento.

Dra. Camila Ribeiro Caetano
Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, Ecografia Vascular e Cirurgia Endovascular. Membro do corpo clínico dos Hospitais Biocor e Mater Dei.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp