Diabetes

5 cuidados que os diabéticos precisam ter com as pernas

Algumas doenças exigem cuidados especiais não apenas com a alimentação, mas também com o corpo. Este é o caso do diabetes. Quem tem a doença pode apresentar sensibilidade nos pés e pernas. Mas principalmente um grande risco de lesões nos tecidos destas regiões.

Quando não existe um cuidado, as lesões podem se expandir e o risco de amputação do membro se torna mais alto. Assim, o mais indicado é prevenir e se atentar a alguns detalhes que devem ser incluídos em sua rotina.

Veja quais cuidados com as pernas são importantes para os diabéticos:

Atenção a dores intensas na região

Como a circulação de sangue nos membros inferiores pode ficar comprometida, o diabético precisa ter mais atenção a dores intensas nas pernas. Elas podem aparecer sem um motivo específico, tendo ou não, realizado qualquer atividade física.

Pode ser o primeiro sinal de que algo não vai bem e quanto antes procurar ajuda médica para resolver, menores os riscos de amputação. Assim, mesmo seguindo todas as orientações, o ideal é ficar atento a esse sinal do corpo.

Praticar atividade física leve a moderada

Os exercícios físicos moderados ou leves são grandes aliados do paciente com diabetes. É através dele que, além de manter o peso em dia, será possível melhorar a circulação de sangue dos membros inferiores.

O ideal é que a orientação sobre qual a melhor atividade a ser realizada venha após uma consulta médica. Assim, é possível reduzir as dores nas pernas e se cuidar melhor, sem riscos para a saúde.

Massagem nas pernas

A massagem também é uma boa alternativa para aliviar as dores e ativar a circulação. Pode ser autoaplicada pelo próprio paciente, por alguém conhecido ou diretamente com um massagista.

De qualquer forma, quando opta por um profissional, não esqueça de mencionar que a massagem não tem intuito estético ou de relaxamento. O principal objetivo é diminuir a dor nas pernas.

Acupuntura

Aliada a outros métodos e ao controle dos níveis de açúcar no sangue. A acupuntura pode ser uma boa escolha de cuidado com as pernas. Durante uma sessão, serão colocadas agulhas em pontos específicos desta parte do corpo.

A tendência é que você sinta menos dor conforme for fazendo o tratamento. No entanto, lembre-se de que os demais cuidados não devem ser ignorados.

Fisioterapia

Quando a dor é muito forte e o paciente tem dificuldade de começar uma atividade física, para tentar fortalecer as pernas, a fisioterapia pode ser indicada como uma alternativa. Também pode ser indicada para quem descobriu a doença, está acima do peso e não tinha o hábito de ser exercitar.

Ali, serão feitos exercícios leves, com a ajuda do fisioterapeuta, para estimular a circulação de sangue nos membros inferiores do corpo. Tudo é feito com calma, no ritmo ideal para a pessoa que precisa deste cuidado.

Esses são cinco cuidados que um paciente com diabetes pode ter para cuidar melhor das pernas, ativar a circulação e evitar ulcerações – e possível necessidade de amputação do membro.

Lembre-se sempre de conversar com seu médico e tirar dúvidas. Se não souber por onde começar, peça orientação sobre as técnicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp