Elas aparecem principalmente na região das pernas devido à pressão do corpo e a força da gravidade. Em muitos casos incomodam esteticamente e podem causar dor latejante. É isso mesmo que você está pensando. Estamos falando das varizes!
As veias em nossas pernas têm a importante função de fazer com que o sangue da parte inferior do corpo chegue até o coração. Se essas veias enfraquecerem ou tiverem algum problema, o sangue não será movido de forma eficiente. Como consequência, ele pode se acumular nas pernas fazendo com que as veias fiquem esticadas, salientes e até vazem.
Mas você sabia que existem maneiras de prevenir o surgimento das varizes? Confira abaixo algumas dicas práticas!
1. Faça exercícios moderados
Nadar, caminhar ou andar de bicicleta são ótimas formas de melhorar o funcionamento da circulação sanguínea. Não é necessário se exercitar exaustivamente em uma academia para prevenir as varizes. Mas 20 minutos de exercícios, alguns dias na semana, podem fazer toda a diferença na força das pernas, diminuindo as chances de desenvolver veias varicosas.
2. Mude a dieta
Mudar a dieta é um fator chave para quem se preocupa com as veias varicosas. Não é necessário nada muito avançado ou dietas absurdas. Por exemplo, basta comer alimentos ricos em fibras, diminuir a ingestão de sal e procurar fazer refeições nutritivas diariamente. Incluir na alimentação fonte de vitamina E também é uma boa ideia, pois isso ajuda a prevenir coágulos sanguíneos.
Também é recomendado evitar o consumo de açúcar, pois essa substância contribui para a sobrecarrega do sistema vascular.
3. Parar de fumar
Uma consequência imediata do hábito de fumar é a pressão alta. Essa condição tem uma íntima relação com desenvolvimento de veias varicosas. Por isso, se você é fumante, comece a trabalhar na superação do vício.
4. Cuide do guarda-roupa
Alguns itens presentes nos guarda-roupas podem contribuir para as varizes, assim como alguns comportamentos adotados no dia a dia. Veja algumas observações:
· evite usar salto alto com frequência, prefira esse tipo de calçado para ocasiões de curto período de tempo;
· sapatos baixos ou de salto pequeno são mais eficientes quando o assunto é melhorar o fluxo sanguíneo e estimular os músculos da pernas;
· meias de compressão para apertar as pernas ajudam o sangue a fluir melhor. Elas também ajudam a retardar o desenvolvimento das veias varicosas e a diminuir o desconforto — e não são feias, há modelos de todos os tipos atualmente!
· evitar roupas muito apertadas nas cintura, virilha e área das pernas é algo muito recomendado.
5. Cuide da postura
Passar muito tempo com as pernas cruzadas contribui para aumentar as chances de veias varicosas. A dica é sentar-se com o corpo ereto, de maneira confortável evitando cruzar as pernas.
Colocar as pernas em uma posição acima do coração alguns minutos também é um hábito preventivo. Alguns travesseiros podem ajudar nessa tarefa.
Por fim, caso você tenha varizes ou queira orientações mais específicas e adequadas ao seu perfil de vida, procure um especialista. Afinal, quanto mais cedo começar a prevenção, melhor!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!