As doenças vasculares ocorrem durante a vida adulta, tanto em homens quanto em mulheres. Mesmo sendo um problema ocasionado por diversos fatores, existem tratamentos que possibilitam a cura ou a melhora da qualidade de vida do paciente. Um dos meios terapêuticos utilizados é a cirurgia, além de outros cuidados que ajudam no tratamento, devolvendo a saúde àqueles que sofrem com a doença.
As doenças vasculares costumam provocar sintomas que podem se agravar quando o paciente não recebe o diagnóstico correto, ou não busca tratamento. Por isso, é importante procurar a ajuda de um médico especialista para tratar e prevenir a evolução do quadro.
Pensando no seu bem-estar, abaixo iremos apresentar os sintomas mais comuns que costumam afetar o paciente que sofre com distúrbios no sistema vascular.
Acompanhe!
Quais são os principais sintomas das doenças vasculares?
O organismo sempre apresenta sinais de que algo não vai bem. Esses alertas são importantes, pois com eles é possível entender que o corpo está sofrendo e que é necessário buscar a ajuda de um médico. Dentre os sintomas mais comuns das patologias vasculares, podem ocorrer:
Veias tortuosas
Este sinal ocorre quando as veias ficam visíveis na pele. Além disso, a tonalidade delas é alterada, podendo ser esverdeada ou azulada. As linhas venais ficam irregulares, semelhantes a uma teia de aranha. Isso ocorre quando uma possível enfermidade vascular está sendo desenvolvida.
Cansaço
Uma pessoa com doença vascular também pode apresentar perda de motivação e do ritmo de realização das tarefas do dia a dia. Nesses casos, ocorre a sensação de peso nas pernas e fadiga. Isso acontece especialmente no caminhar ou ao subir escadas. Também pode haver sensação de fraqueza ao estar por muito tempo de pé. O problema se agrava quando esse sinal aparece mesmo quando o paciente fica em repouso.
Dores intensas
Um dos sintomas mais comuns é a dor aguda nas pernas, principalmente no período noturno. Um problema vascular venoso costuma ocasionar mais sensibilidade, que não cessa nem durante o sono, atingindo a panturrilha.
A dor pode ser mais comum após a realização de exercícios. Se o desconforto piora, e ainda provocar inchaço nos membros, pode ser sinal de que o fluxo sanguíneo esteja comprometido.
Erupções ou feridas na pele
O paciente também pode desenvolver pequenos machucados, que demoram a cicatrizar. É importante observar se a ferida surgiu sem nenhum precedente. Quando as feridas não são causadas por traumas, esse é um sinal claro de doença arterial ou venosa.
Outros sintomas
Sensação de cãibras, insensibilidade nas pernas ou pés, queda de temperatura nos membros inferiores e em outras partes do corpo, formigamentos e alteração da tonalidade da pele são outros sintomas de problemas vasculares.
Durante os períodos mais quentes do ano, algumas pessoas costumam perceber que as mãos, pernas e pés ficam inchados, sendo este um sinal comum da estação. No entanto, quando os inchaços ocorrem em períodos diversos e de forma persistente, não diminuindo com o tempo, tais alterações indicam que a circulação sanguínea está deficiente.
As doenças vasculares não tratadas causam consequências graves para a saúde e a qualidade de vida, por isso, ao menor sinal das alterações mencionadas acima, procure o especialista! O médico irá avaliar o quadro e recomendar os procedimentos mais eficientes para cada caso. Assim, será possível converter o problema e prevenir complicações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!