Todos os dias, o nosso organismo supera o desafio de vencer a gravidade e fazer o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Agir na “direção contrária” durante todo o tempo nem sempre é fácil e, às vezes, pode acontecer de o indivíduo apresentar inchaço nas pernas.
Embora seja muito comum, esse edema deve ser investigado quando for recorrente. Identificar a causa do problema não é tão simples: existem inúmeros motivos que podem acarretar esse incômodo. Além disso, ele costuma vir acompanhado de outros sintomas, como dores e sensação de peso.
Neste artigo, trazemos mais informações sobre esse problema. Continue a leitura e saiba mais!
Quando procurar um médico para tratar o inchaço nas pernas
A primeira medida para acabar com o desconforto do edema nas pernas, é marcar uma consulta. Nela, o médico fará uma avaliação minuciosa do paciente, além do exame clínico. Depois de considerar várias questões, ele provavelmente vai solicitar exames complementares. Entre os pontos que serão levantados pelo especialista, estão:- as características do edema: ou seja, se é firme ou mole, se é uniforme nas duas pernas ou sobressai em um dos membros;
- o histórico do paciente: se ele passou por cirurgias recentes ou sofreu alguma lesão ortopédica, se possui problemas de coração ou quadro de hipertensão arterial;
- desequilíbrios hormonais também podem afetar a circulação e causar o inchaço, tais como mau funcionamento da tireoide. Problemas renais ou queda nas proteínas do sangue são outros fatores que podem contribuir.