Com alguma frequência, após o tratamento de varizes e vasinhos, há o surgimento de manchas como efeito colateral. Quando essas manchas aparecem, é natural que o paciente queira resolver o problema quanto antes.
Dependendo da severidade do caso, apenas aderir a alguns cuidados e aguardar garante que a pele retome o seu aspecto original. Em outros casos, é necessário o auxílio de um especialista para solucionar a questão, como explicaremos melhor no texto a seguir. Acompanhe!
Por que as manchas surgem após o tratamento de varizes ou vasinhos?
Os dois motivos principais para o problema são: a degradação da hemoglobina ou a hiperpigmentação pós-operatória. Ambas as condições são observadas, em especial, quando o paciente é submetido a uma crioescleroterapia ou escleroterapia com espuma densa.
As diferenças de tonalidade causadas por uma reação inflamatória são resultantes da produção excessiva de melanina pelas células da pele. Essa pigmentação é uma consequência da agressão que o corpo sofre durante a escleroterapia.
Por sua vez, a hemoglobina é um pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos, responsável pelo sangue ser vermelho. Nas marcas geradas pela sua degradação, o pigmento é depositado na camada mais superficial da pele. O processo costuma ser uma resposta aos hematomas e equimoses, que permanecem após o procedimento para reduzir varizes.
Como evitar as manchas após procedimentos para varizes e vasinhos?
É válido ressaltar que a maioria das marcas costuma desaparecer com o passar do tempo. Nesse intervalo, o passo fundamental é evitar ao máximo a exposição solar. O sol potencializa as alterações de tonalidade na derme, sobretudo nas áreas onde havia varizes. Sendo assim, pernas manchadas podem ficar marcadas para sempre se expostas à radiação solar.
A boa notícia é que alguns produtos agilizam a etapa de recuperação da pele. Cremes clareadores, se usados com disciplina, ajudam a deixar as pernas sem marcas. A administração de certos ácidos funciona bem, no caso de manchas causadas por hiperpigmentação. No entanto, a orientação sobre a substância e a dosagem adequadas devem ser feitas por um médico dermatologista.
Se o problema tiver origem na degradação da hemoglobina, os cremes não surtem grande efeito. Por isso, a melhor abordagem aqui é o laser, dentre outros procedimentos de ação mais profunda.
Os melhores resultados são alcançados quando existe um trabalho conjunto entre um angiologista e um dermatologista. Então, antes mesmo de se submeter a processos para combater varizes, converse com profissionais de confiança sobre a sua preocupação com a aparência da pele.
Assim, se você colocar em prática as recomendações apresentadas no texto, conseguirá reduzir significativamente o risco de manchas após o tratamento de varizes.
Quer saber mais? Clique no banner!