Existem diversas técnicas de aplicação para varizes, realizadas com o objetivo de diminuí-las ou eliminá-las, principalmente nas pernas. O tratamento pode ser feito com escleroterapia a laser, espuma, glicose ou com crioescleroterapia.
É importante que o indivíduo siga as orientações médicas após a aplicação, para uma melhor recuperação e evitar que elas voltem.
Veja as recomendações após se submeter ao tratamento.
Recomendações ao paciente após a aplicação para varizes
Não é necessário repouso
Após qualquer aplicação, o indivíduo pode retornar às suas atividades habituais, com total normalidade e de forma muito tranquila. A recomendação é evitar ficar muito tempo sentado ou em pé. Nos casos em que o paciente trabalha em escritórios e precise ficar sentado por muito tempo, é preciso fazer pequenos intervalos para caminhar e ficar de pé.
Compressão elástica
De um modo geral, indivíduos submetidos à escleroterapia devem ter a região mantida sob compressão elástica. Meias do tipo Kendall devem ser utilizadas durante o dia, por pelo menos duas a três semanas. Elas previnem o aparecimento e auxiliam no tratamento das veias dilatadas.
Exposição solar
A exposição solar deve ser evitada, caso apareçam manchas roxas após a aplicação para varizes. A recomendação também é válida se o paciente sofre com manchas cutâneas de natureza desconhecida. É recomendado evitar a exposição solar por, pelo menos, duas semanas.
Exercícios físicos
Exercícios e esportes podem ser praticados já no dia seguinte ao tratamento. Porém, há algumas restrições: ginástica pesada e de impacto deve ser evitada por alguns dias.
Musculação é outra atividade que é preciso aguardar a recomendação médica para o retorno à prática, devido à sobrecarga de peso. Nesse sentido, outras atividades que exijam carregar peso também devem ser evitadas.
Alimentação
Após a escleroterapia, recomenda-se beber muito líquido e fazer uso de fibras na dieta. Deve-se evitar ingestão excessiva de sal, devido à retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.
Outros cuidados
Depilação e massagens podem ser feitas somente após 24 horas do procedimento.
Para ajudar na cicatrização completa e para a diminuição da dor, inchaço e manchas roxas, cremes e medicamentos podem ser utilizados. Compressas de gelo também ajudam a diminuir os sintomas.
Para caminhar, é recomendado começar a usar calçados com salto de 2 a 3 centímetros, evitando calçados sem salto, de forma a amortecer o impacto.
As varizes podem voltar?
Apesar de o tratamento ser eficaz, fazer aplicação nas varizes não impede a formação de novas. Por isso, se não existirem cuidados gerais, como o uso da meia de compressão elástica, evitar permanecer muito tempo de pé ou sentado, entre as diversas recomendações citadas acima, outras veias dilatadas poderão aparecer.
Outra questão é que, como a aplicação para varizes não trata as causas do problema, como o estilo de vida ou o excesso de peso, por exemplo, novos vasinhos podem surgir também em outros locais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!