aterosclerose

Aterosclerose: sintomas, causas e tratamentos

Existem duas doenças que podem provocar o aumento na espessura das paredes arteriais: aterosclerose e a arteriosclerose. Embora sejam condições semelhantes, possuem causas completamente distintas.

Neste post, falaremos especificamente sobre a aterosclerose e seus sintomas, causas e tratamentos. Então, se você tem interesse no tema, recomendamos a leitura do texto.

O que é aterosclerose?

Trata-se de uma condição caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue. A essas placas dá-se o nome de ateromas. Apesar do acúmulo dessas gorduras se iniciar na infância, as manifestações clínicas surgem durante a fase adulta.

Ainda, a aterosclerose pode se formar tanto nas paredes das artérias de médio quanto de grande porte do cérebro, dos rins, do coração, das pernas e de outros órgãos vitais. Por isso, é uma das principais causas de morte no mundo.

Ademais, com o passar dos anos e a evolução da condição, as placas de gordura aumentam de tamanho, provocando uma maior estreitamento do vaso. Em consequência disso, pode obstruí-lo completamente, impossibilitando a circulação do sangue.

Assim, em função desse acometimento dos vasos sanguíneos, a região afetada passa a receber uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, o que afeta a qualidade das suas funções. Dessa forma, pode causar diversas doenças cardiovasculares.

Quais são os sintomas?

Na maioria dos casos, a aterosclerose é uma condição assintomática. Os primeiros sintomas só são manifestados quando há a ruptura dos ateromas. Quando isso ocorre, o paciente pode apresentar:

• dor ou cãibra nos membros inferiores;
  • dor torácica durante a realização de exercícios físicos;
  • insuficiência renal;
  • aumento da pressão arterial;
  • ataque cardíaco;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • gangrena dos membros.

Ainda, o aparecimento dos sintomas varia de acordo com o local, o tipo e o quanto uma artéria foi afetada. Porém, o mais comum é que o paciente não manifeste nenhum sintoma até que o interior de uma artéria esteja estreitado em mais de 70%.

Como é causada?

A aterosclerose é uma condição relacionada com os hábitos de vida de uma pessoa, podendo estar associada aos maus hábitos alimentares, com a ingestão de grandes quantidades de gordura por dia, e com o sedentarismo.

Porém, mesmo em pessoas saudáveis, que mantenham uma alimentação equilibrada e façam exercícios físicos regularmente, o problema pode ocorrer. Isso porque há forte influência de fatores genéticos.

Por fim, quem sofre com hipertensão arterial, tabagismo, colesterol alto, obesidade, diabetes ou que está com idade avançada, possui um risco maior de ser acometido pela patologia, principalmente os homens.

Existe tratamento?

A melhor forma de tratar a aterosclerose é prevenindo a sua evolução. Para isso, é preciso adotar um estilo de vida saudável e eliminar ou diminuir os fatores de risco. Quando a doença já está instalada, o tratamento consiste no restabelecimento do fluxo sanguíneo na região.

Assim, o médico pode prescrever medicamentos, como estatinas e antiplaquetários. Além disso, podem ser prescritos procedimentos invasivos ou cirurgias de revascularização.

Enfim, a aterosclerose é uma condição que pode ser evitada, exigindo apenas a manutenção de uma rotina que inclua exercícios físicos, alimentação saudável, cessação do tabagismo e redução no consumo de gordura e sal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!