cirurgia endovascular

O que é a cirurgia endovascular?

Cirurgias costumam levantar muitas preocupações e dúvidas nas pessoas, afinal, as possíveis complicações e o processo de recuperação são pontos muito sensíveis.

Entretanto, a cirurgia endovascular diferencia-se de vários outros tipos de procedimentos por ser minimamente invasiva e apresentar várias vantagens.

Nos próximos parágrafos, você vai entender como tudo funciona. Confira!

O que a cirurgia endovascular?

A cirurgia endovascular é um procedimento inovador que tem atraído muito a atenção das pessoas por ser menos invasivo. Sua principal aplicação envolve o tratamento de diversos problemas que afetam os vasos sanguíneos.

Vamos tomar o exemplo do aneurisma que é uma condição que consiste no inchaço dos vasos.

Para o procedimento, o médico realiza uma pequena incisão na região do quadril com o objetivo de acessar os vasos sanguíneos. Por meio de um equipamento feito com material especial, o especialista consegue chegar ao local onde está o aneurisma.

Uma vez no lugar correto, o enxerto é expandido e o selamento do aneurisma é feito. Dessa forma, é possível evitar qualquer complicação, pois tudo é feito rapidamente e o enxerto permanece na aorta permanentemente.

Houve uma época em que tratar condições envolvendo os vasos sanguíneos eram algo muito mais complicado. No exemplo citado, o aneurisma era tratado por meio de cirurgia aberta que, além de ter um procedimento muito mais trabalhoso, apresentava um período de recuperação muito maior.

Para uma ideia melhor sobre a situação, basta considerar que o paciente, após ser submetido ao procedimento, tinha que permanecer no hospital por cerca de 10 dias. O processo de recuperação completo era de três meses, no mínimo.

A cirurgia endovascular oferece muitas vantagens ao paciente. Além do período de recuperação mais curto, ela pode ser feita com anestesia regional ou local, dispensando a geral. As incisões são menores, o paciente corre menos riscos e o coração não fica muito sobrecarregado.

É um procedimento moderno e seguro que pode beneficiar muito os pacientes que precisam ser operados, mas apresentam riscos em decorrência de outras condições.

O que acontece após a cirurgia endovascular?

A maioria dos pacientes permanece dois ou três dias no hospital para um acompanhamento atento dos primeiros momentos pós-cirurgia. Já no primeiro dia após a realização do procedimento o paciente pode comer e andar. Entretanto, boa parte dos indivíduos tem sensações de perda de apetite e redução de energia, mas isso é algo que é até esperado.

Se tudo correr bem, entre uma ou duas semanas após a realização do procedimento o paciente deverá voltar para uma consulta com seu médico, afinal, é preciso acompanhar de perto todo o progresso relacionado a recuperação.

Dentro de quatro a seis semanas, a maioria dos indivíduos já consegue retomar suas atividades normais sem nenhum problema adicional.

Depois de alguns meses, o médico poderá solicitar um exame de imagem para ter certeza de que o enxerto está funcionando corretamente e que nenhuma eventualidade surgiu.

O tempo para esse exame varia de acordo com paciente, podendo ser de um a seis meses após a cirurgia. Depois do primeiro ano, o indivíduo deverá fazer exames de imagens anuais para garantir uma maior segurança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp