varizes

5 Cuidados Que A Pessoa Que Tem Varizes Precisa Ter

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há uma prevalência média do quadro de varizes em 38% da população brasileira, sendo 30% homens e 45% mulheres.

Além de buscar o tratamento mais adequado, pessoas com esse problema precisam adotar novos hábitos de vida e também alguns cuidados no seu dia-a-dia. Quer saber quais? Neste post, explicaremos tudo sobre eles.

1) Praticar exercícios físicos para melhorar a circulação

Diferente do que muitos imaginam, os exercícios físicos não pioram a condição de quem possui varizes. Pelo contrário, ao praticar atividades físicas regularmente, há uma considerável melhora da circulação sanguínea.

Ainda, as panturrilhas exercem grande influência no bombeamento do sangue das pernas de volta para o coração, contribuindo para um melhor fluxo sanguíneo. Assim, é possível prevenir as complicações e as formas mais graves da doença.

2) Controlar o peso corporal

Quem está acima do peso tem o acúmulo de gordura visceral, o que provoca um aumento na pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea. Então, evite comportamentos que podem fazer com que você ganhe peso, faça exercícios físicos e não seja sedentário.

3) Mantenha-se em movimento

Geralmente, pessoas com varizes sentem mais dor ao ficar por muito tempo sentado ou em pé. Por isso, recomenda-se que estejam sempre alternando períodos de repouso com o de movimento. Para isso, faça caminhadas, suba escadas, ande em casa, etc.

Ainda, ao se movimentar, você também reduz o inchaço nos membros inferiores. Quando descansar, eleve as pernas sobre o sofá ou a cama para que o sangue venoso retorne. Da mesma forma, ao realizar longas viagens de avião ou de ônibus, tente esticar as pernas, mexer os dedos do pé e estender a panturrilha.

Assim, você evita que o sangue demore a retornar para o coração, fique mais viscoso e coagule. Caso contrário, você está sujeito aos riscos de desenvolver uma trombose.

4) Cuide da sua alimentação

No dia-a-dia de um indivíduo com varizes, uma dieta balanceada pode ser de grande ajuda para melhorar a circulação sanguínea. Desse modo, inclua os vegetais, frutas com vitamina C, alimentos com gordura insaturada, peixes, batata-doce, tomate, cereais, grãos, entre outros.

Ademais, o sal é um dos principais inimigos da circulação, pois, retém o líquido do organismo, o que dificulta o bombeamento do sangue, elevando a pressão arterial. Da mesma maneira ocorre com os alimentos industrializados, que contêm muito sódio.

5) Utilize meias de compressão

Uma das formas de tratar os sintomas causados pelas varizes é fazendo uso das meias de compressão. Porém, elas precisam ser prescritas pelo médico. Além de melhorar a circulação, as meias evitam a evolução de um problema vascular.

Ainda, existem diferentes tipos desse acessório e variam conforme o grau de compressão que realizam. Ao usar as meias, você perceberá uma melhora nos sintomas, tais como, cansaço, dor e inchaço nas pernas.

Pronto! Após a leitura deste post, você já conheceu os principais cuidados que precisam ser tomados por pessoas que sofram com as varizes. Ao seguir essas recomendações, você favorece o tratamento e elimina os desconfortos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!