A doença arterial periférica (DAP) é uma aterosclerose dos membros inferiores, doença caracterizada pelo estreitamento ou obstrução das artérias que afeta as pernas e os pés. Com isso, a região recebe um menor fluxo sanguíneo, provocando problemas como dificuldade para andar, dor e cãibra.
A DAP é uma doença sistêmica, ou seja, ela pode afetar também outros órgãos. Por isso, de 50% a 75% dos pacientes com essa doença cardiovascular, sofrem ainda de doença coronariana ou doença cerebrovascular.
Causas
A aterosclerose é uma doença caracterizada pelo depósito de gordura na parede das artérias grandes e médias. As placas de gordura acumuladas impedem que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente, prejudicando a circulação. Apesar de ser mais comum nas artérias coronárias, ela pode cometer outras artérias do corpo humano, inclusive da parte inferior. E quando há formação de placa fibrogordurosa nas artérias dos pés e das pernas, disse-se que há DAP. Quem tem hipertensão, diabetes e colesterol alto está mais propenso a desenvolver a DAP. Além disso, o tabagismo, a obesidade, o processo de envelhecimento do próprio organismo e níveis elevados de homocisteína também são fatores de risco para a doença.Principais sintomas
Dentre os principais sinais e sintomas provocados pela DAP estão:- dor;
- fisgadas na perna;
- cãibra intermitente que melhora ao parar de mexer as pernas;
- desconforto ou cansaço nas pernas;
- perda de pelos nas pernas;
- unhas dos pés enfraquecidas;
- infecções constantes no pé;
- coloração esbranquiçada nos pés e nas pernas.