dor nas pernas

Dor nas pernas pode ser sintoma de doenças vasculares

A dor nas pernas deve ser percebida como um importante sinal de que a saúde requer cuidados. O sintoma pode, inclusive, indicar que existe alguma alteração vascular nos membros inferiores.

Saiba mais sobre o assunto, a seguir.

Qual a relação entre dor nas pernas e doenças vasculares?

É comum que, durante e após determinadas situações, as pernas sejam acometidas por dores. Isso acontece, geralmente, após subir uma escada apressadamente, disputar uma partida de futebol, viajar inerte durante longos períodos ou adotar posições que comprometam a circulação sanguínea.

Nesses casos, as dores nas pernas são episódicas, ao contrário daquelas que devem servir de alerta para a possibilidade de doenças subjacentes. Quando as dores são decorrentes de pequeno esforço, o sintoma pode estar relacionado a problemas estruturais, ligados à coluna ou a problemas no sistema cardiovascular.

O que é o sistema cardiovascular?

Para que você entenda melhor o assunto, é necessário compreender o que é o sistema cardiovascular.

Ele é o responsável por fazer o tráfego e o abastecimento de nutrientes em todo o corpo. Os nutrientes são levados aos diversos órgãos pela corrente sanguínea. A corrente é conduzida pelo coração, que funciona como uma bomba, impulsionando o sangue através dos vasos sanguíneos.

As artérias são responsáveis por levar o sangue rico em nutrientes e oxigênio a todo o organismo, enquanto as veias levam o sangue de volta ao coração, para que ele receba oxigênio, através do pulmão, e seja devolvido ao corpo por meio das artérias.

Não é difícil imaginar que, quando esse tráfego não funciona de forma adequada, o corpo desenvolverá problemas, uma vez que algumas partes não receberão os nutrientes necessários para o seu funcionamento. Ao mesmo tempo, qualquer retenção de sangue fará com que os vasos se dilatem excessivamente, devido ao fluxo lento. Em consequência, qualquer obstrução dos vasos sanguíneos obrigará o coração a fazer maior esforço para manter o ritmo da circulação normal do sangue.

Por que as pernas são um indicador importante de problemas vasculares?

Com efeito, o fato de estar a uma distância maior do coração faz com que as pernas sejam as principais prejudicadas quando esse sistema começa a falhar.

Inicialmente, se houver perda de capacidade de irrigação dos tecidos e músculos das pernas pelas artérias, ocorrerá uma série de sintomas. Eles podem ser reduzidos ao termo “claudicação intermitente”, que descreve as cãibras, dores fortes, sensação de formigamento, queimação e insensibilidade, principalmente durante e imediatamente após esforço físico.

Esses sintomas devem ser vistos como um risco à saúde, pois, com o tempo, tendem a se agravar, podendo levar a consequências mais graves, como a amputação do membro.

Os sintomas podem aparecer, também, em decorrência da perda de capacidade das veias de enviar o sangue de volta pernas acima. Nesse caso, é preciso verificar a causa, que pode ser o acúmulo de varizes, o que implica necessidade de tratamento, muitas vezes cirúrgico.

O não tratamento pode levar ao desenvolvimento de edemas, úlceras, eczema e trombose venosa profunda, que pode acarretar problemas graves, afetando o coração e os pulmões.

Como evitar as doenças vasculares nas pernas?

O mais importante é ter a compreensão de que a dor na perna pode ser o sinal de que o sistema circulatório está comprometido. Isso pode significar o risco de problemas mais graves.

Alguns cuidados podem e devem ser tomados, independentemente dos sintomas se manifestarem. Para pessoas com idade mais avançada, principalmente, deve haver um controle da pressão arterial e dos índices de glicose, colesterol e triglicérides. Em qualquer idade, é essencial controlar o peso, adotar uma rotina de exercícios aeróbicos, bem como abandonar o uso de cigarro.

Em caso de dor na perna, procure um angiologista ou cirurgião vascular para que a causa do sintoma seja investigada.

Quer saber mais? Clique no banner!