Você sabia que a saúde das artérias é fundamental para o bem-estar geral? Isso mesmo! Artérias são vasos sanguíneos extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, afinal, elas são responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes vitais para os principais órgãos e estruturas do corpo.
Em condições normais, as artérias são flexíveis, entretanto, elas podem perder a elasticidade com o passar do tempo, ficando cada vez mais rígidas. Quer entender melhor o que é e como acontece a rigidez arterial? Vem comigo!
O que é rigidez arterial?
Como o próprio nome sugere, a rigidez arterial é um quadro caracterizado pelo endurecimento e perda de elasticidade da parede das artérias. Ela surge como consequência do processo natural de envelhecimento, porém, o enrijecimento arterial pode ser acelerado por fatores genéticos e estilo de vida desregrado, incluindo o sedentarismo, má alimentação e tabagismo. Além disso, doenças como hipertensão e diabetes podem ter relação com a rigidez arterial.
Como fica a parede das artérias quando ocorre a rigidez?
Antes de aprofundarmos a conversa sobre a rigidez arterial, é importante falarmos sobre a estruturação da parede das artérias. A parede arterial é basicamente dividida em três camadas: íntima, média e adventícia.
Entre elas, a média é a mais espessa, pois é composta por fibras colágenas, fibras musculares lisas e lâminas elásticas. Essas estruturas são as mais atingidas quando ocorre a rigidez.
Quais são os riscos trazidos pela rigidez das artérias?
Quanto mais rígidas são as artérias, maiores são os riscos de apresentar complicações de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, como por exemplo, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. A rigidez das artérias também pode resultar em pressão alta, insuficiência renal, danos nos órgãos, distúrbios hepáticos, declínio cognitivo, transtornos neurodegenerativos, entre outras desordens.
O processo de enrijecimento das paredes arteriais pode fragilizar e danificar capilares responsáveis por nutrir os órgãos. Além disso, a redução da flexibilidade impede que as artérias trabalhem adequadamente, pois desregula o fluxo e a pressão sanguínea. Por isso é tão importante adotar os cuidados necessários para retardar o envelhecimento e enrijecimento arterial.
Como evitar a rigidez arterial?
Até mesmo em pessoas que levam um estilo de vida saudável pode haver algum grau de rigidez arterial. Mesmo assim, a adoção de algumas medidas pode contribuir efetivamente na manutenção de artérias mais flexíveis e, consequentemente, na obtenção de maior qualidade de vida.
Estudos sugerem que a vitamina D e vitamina K contribuem na prevenção do enrijecimento arterial. Além manter esses nutrientes em níveis adequados no organismo, é indispensável se alimentar de forma saudável. Além disso, controlar o peso, se abster do cigarro e praticar exercícios físicos regularmente são essenciais.
Esses cuidados simples evitam problemas como obesidade, hipertensão, diabetes, arterosclerose e outras condições que favorecem o enrijecimento das paredes arteriais. Fica a dica!
Quer saber um pouco mais sobre rigidez arterial? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgiã vascular no Vila da Serra!