doppler arterial

Exame de Doppler Arterial: o que é e quando é indicado?

Já ouviu falar em exame Doppler Arterial e Venoso? Também chamado de Doppler Scan Vascular, trata-se de um exame que avalia o sistema vascular, incluindo artérias e veias dos membros inferiores e superiores, além de artérias renais. Vale destacar que esse exame não é invasivo e nem doloroso. Também não é necessário fazer nenhuma preparação específica para realizá-lo. Sua duração varia entre 20 e 40 minutos. Tal exame utiliza as imagens obtidas através das ondas de som de alta frequência, o que possibilita a análise do fluxo do sangue no interior dos vasos. Quer saber mais sobre o Doppler Arterial? Leia o artigo completo e descubra mais detalhes sobre ele, incluindo as indicações.

Para que serve o Doppler Arterial e Venoso?

O exame em questão permite a análise detalhada de eventuais distúrbios circulatórios dos membros superiores e inferiores. O Doppler Arterial e Venoso é capaz de detectar placas gordurosas em vasos sanguíneos, aneurismas, obstruções congênitas, etc. Ele também serve para checar a estrutura do vaso, suas dimensões, existência de lesões, bem como, possibilita a avaliação do fluxo em relação à velocidade e direção.

Por que esse exame é importante?

O Doppler Arterial e Venoso é muito importante em vários casos, pois apresenta informações importantes acerca dos órgãos e permite o diagnóstico precoce de enfermidades de origem vascular. Com a rápida detecção do problema, é possível iniciar o tratamento adequado, aumentando assim as chances de bons resultados através da abordagem terapêutica correta e oportuna.

Quais problemas o exame pode identificar?

O Doppler Scan Vascular é útil na identificação de diversos problemas vasculares, como varizes, trombose venosa, aneurisma, doença arterial obstrutiva periférica, doença carotídea, entre outras condições clínicas que envolvem veias e artérias.

Para quem o exame é indicado?

O exame é indicado em casos nos quais há suspeita de coágulo de sangue  nas veias das pernas. O diagnóstico a partir do Doppler é importante antes que eventuais coágulos sanguíneos se soltem e sigam para os pulmões, podendo causar embolia pulmonar. O Doppler Arterial e Venoso também é recomendado para avaliar quadros de varizes e edemas nos membros inferiores. Nesse caso, a análise tem a finalidade de observar se há algum comprometimento no sistema venoso profundo, como alterações no fluxo ou danos das válvulas que ficam no interior das veias. Por fim, é indicado para definir abordagens cirúrgicas por meio do mapeamento venoso.

Para quem o Doppler Arterial e Venoso não é indicado?

O exame é rápido, seguro e indolor. Não há riscos e nem efeitos secundários para quem se submete ao Doppler Arterial e Venoso. Ele funciona como uma ultrassonografia e no mesmo dia a pessoa pode retomar suas atividades normais. Sendo assim, não há contraindicações. Quer saber mais sobre o Doppler Arterial Venoso? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!