Você já ouviu falar de flebotomia? A flebotomia é um procedimento que se baseia na realização de uma incisão na veia. Seus objetivos são variados e dependem de cada caso.
Uma das finalidades mais frequentes da flebotomia consiste na inserção de um cateter venoso em veia periférica, seja para administrar um medicamento em pessoas com difícil acesso venoso ou para a colocação de cateter até o coração, de modo que seja possível monitorar a pressão venosa em pacientes em estado grave.
Quer saber mais sobre a flebotomia? Leia o artigo completo, conheça mais detalhes sobre o procedimento e descubra quando ele é indicado. Boa leitura e ótimo aprendizado!
Afinal, para que serve a flebotomia?
A flebotomia corresponde à colocação de cateter em determinado vaso sanguíneo. Como mencionei anteriormente, ela pode ser feita com o objetivo de ministrar fármacos, monitorar a pressão venosa central e, até mesmo, realizar uma sangria, técnica médica antiga voltada para reduzir o número de hemácias ou o estoque de ferro. A flebotomia também é um procedimento associado à coleta de sangue, tanto para doação, quanto para a realização de exames. Independentemente da finalidade, qualquer incisão em veias deve ser feita unicamente por profissionais devidamente treinados para tal atividade.
Quando a flebotomia é indicada?
A flebotomia é recomendada para diagnosticar enfermidades e acompanhar a evolução de doenças . Nesse caso, o sangue é coletado e, depois, analisado no laboratório. A coleta por um profissional qualificado aumenta a segurança no processo e a precisão nos resultados. A flebotomia também é recomendada em casos de policitemia vera ou hemocromatose, para corrigir, respectivamente, problemas de aumento de hemácias ou acúmulo de ferro no sangue. Para completar, a técnica é útil no processo de doação de sangue e, também, durante a condução de cirurgias.
Como é realizada a flebotomia?
A coleta de sangue na flebotomia pode ser realizada em laboratórios ou hospitais. O tempo de jejum varia conforme o tipo de exame solicitado e finalidade do procedimento. Vale destacar que a coleta pode ser feita com a seringa, que retira a quantidade de sangue necessária para cada diagnóstico. Ela pode ser realizada a vácuo também, o que é mais comum. Nesse caso, o sangue é coletado em vários tubos, seguindo uma ordem pré-definida.
Qual a relação entre flebotomia e as cirurgias?
Embora seja um procedimento comum na cirurgia vascular, a flebotomia é um procedimento que todos os cirurgiões, independentemente da especialidade, devem ter conhecimento técnico. Em qualquer operação de médio e pequeno porte, onde seja necessário fazer uma rápida reposição volêmica, o cirurgião em questão precisa estar preparado para realizar uma flebotomia, haja vista que nem sempre há um cirurgião vascular ou cirurgião geral à disposição imediatamente.
Quer saber um pouco mais sobre a flebotomia? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgiã vascular no Vila da Serra!