hipertensão

Qual a ligação entre problemas nos vasos e hipertensão?

Você já parou para pensar qual a relação existente entre a hipertensão e os vasos sanguíneos? Boa parte das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento sobre esse ponto, o que pode ser algo negativo, especialmente se o assunto envolver a prevenção e o tratamento da pressão alta.

A hipertensão pode causar vários danos ao corpo, sendo que isso pode acontecer por anos até que os sinais apareçam.

Algumas das principais consequências dessa condição são os problemas no coração, deficiência física, perda da qualidade de vida e até mesmo eventos fatais, como um derrame ou um ataque cardíaco.

Nos próximos tópicos, vamos entender melhor alguns dos principais aspectos sobre a hipertensão os vasos sanguíneos. Acompanhe!

Relação dos vasos sanguíneos com a hipertensão

O principal grupo de vasos sanguíneos ligados à hipertensão são as artérias. Quando elas estão saudáveis, são elásticas, fortes e flexíveis. O revestimento interno é liso para permitir que o sangue flua livremente, levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e órgãos vitais.

Se o indivíduo possuir um quadro de hipertensão, vai haver um aumento gradual do sangue que flui pelas artérias. Como consequência, a pessoa poderá ter:

• vasos sanguíneos danificados e estreitados. Como a hipertensão danifica as células do revestimento interno dos vasos, a gordura que entra na corrente sanguínea pode acabar se acumulando. Com o tempo, as paredes arteriais perdem sua elasticidade, causando uma deficiência no fluxo sanguíneo.
  • aneurisma. Com o passar do tempo a pressão constante do sangue em uma artéria danificada pode causar a dilatação de uma seção de sua parede formando uma protuberância conhecida como aneurisma. Essa protuberância pode acabar se rompendo causando um sangramento interno e colocando em risco a vida da pessoa. Apesar de serem mais comuns na aorta, os aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo.

Fatores de risco: vasos sanguíneos e hipertensão arterial

Problemas envolvendo os vasos sanguíneos e os desequilíbrios causados pela hipertensão podem atingir a pessoa simultaneamente, o que torna a situação ainda mais sensível, especialmente por que ambas as condições podem compartilhar os mesmos fatores de risco.

Por exemplo, a medida que a pessoa vai envelhecendo ela fica mais vulnerável a desenvolver alguma condição que afete seus vasos sanguíneos, a exemplo das varizes. No caso da hipertensão as chances também aumentam.

Outro fator de risco para vasos sanguíneos e hipertensão é a obesidade. Isso acontece porque a quantidade de peso corporal influencia na quantidade de sangue ideal para dar conta do corpo. Quem está com peso extra, sofre com uma pressão maior nas veias, além disso, o próprio quadro para o surgimento ou piora da pressão alta.

Prevenção

Tanto para evitar a hipertensão quanto problemas nos vasos sanguíneos a recomendação essencial é cuidar para ter uma rotina saudável e ativa. Para isso, é preciso estar atento a dieta alimentar e cuidar para manter em dia a prática de atividades físicas.

Por fim, é importante manter um acompanhamento médico sobre a hipertensão e os vasos sanguíneos, especialmente se o indivíduo tiver alguma condição relacionada, estiver com sobrepeso ou familiares que tiveram algum problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!