microvarizes

Microvarizes: o que são e como tratá-las?

As microvarizes são frequentes nas pernas de algumas pessoas e, embora não tragam riscos relevantes à saúde, podem gerar danos emocionais e estéticos, fazendo com que a região afetada cause desconforto e constrangimento.

O que são as microvarizes e telangiectasias ?

As microvarizes, também conhecidas como varizes reticulares, possuem dimensões de 2 a 5 mm de diâmetro. Elas são comuns na parte lateral e interna da coxa e perna, além da face posterior do joelho.

Já as telangiectasias, ou vasinho, são vasos com dimensões de 0,1 a 1 mm de diâmetro, formados por linhas levemente avermelhadas ou com aspecto roxo, ligeiramente elevadas.

O que causa as microvarizes?

Ainda não se sabe o motivo exato, no entanto, há alguns fatores de risco conhecidos. Veja, abaixo, quais são eles.

Genética

Pessoas que possuem um histórico familiar de varizes reticulares possuem uma chance mais elevada de desenvolver o problema. Por isso é muito importante ficar atento.

Sexo feminino

O hormônio feminino (estrogênio) facilita a dilatação dos vasos, proporcionando o surgimento das veias colaterais.

Gestação

Além do aumento de peso e o volume abdominal grande prejudicarem o retorno venoso e causarem dilatação nas veias, durante a gestação, a produção do estrogênio aumenta, o que favorece ainda mais o aparecimento das varizes reticulares.

Sedentarismo

A prática de exercícios físicos, como uma simples caminhada, reduz o risco de desenvolvimento das varizes reticulares, pois ajuda os músculos da perna a mandarem o sangue de volta ao coração.

Calor

Temperaturas altas estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos e o acúmulo de sangue nos vasos da perna.

Anticoncepcional

A maioria dos anticoncepcionais contém estrogênio em sua composição, por esse motivo, o uso aumenta o risco de desenvolver varizes.

Prevenção

A prevenção desse tipo de varize nem sempre é possível. Entretanto, manter o peso dentro do limite da normalidade, a prática de atividades físicas regulares e o uso de meias elásticas de contenção são algumas medidas que podem ajudar na prevenção.

Se possível também, evitar o uso prolongado de sapatos de salto alto e realizar uma dieta que seja rica em fibras também são medidas preventivas.

Tratamento

Em relação ao tratamento, a principal indicação é a escleroterapia. Esse procedimento é feito da seguinte forma:

  • O cirurgião vascular avalia, durante a consulta, o estado de saúde geral do paciente;
  • O diagnóstico é feito pelo médico através de exames de imagem, como o ecocolordoppler e de um exame clínico;
  • O médico cirurgião sugere o tratamento, normalmente, com escleroterapia;
  • Ele prepara os materiais que serão utilizados no procedimento;
  • Uma substância química, resfriada ou não, é injetada dentro dos vasinhos, através de microagulhas;
  • Essa substância ocasiona uma inflamação na veia, fazendo com que o vaso feche e seque;
  • Essa aplicação se repete mais algumas vezes em sessões diferentes;
  • Normalmente, as sessões são feitas toda semana e o problema pode ser totalmente eliminado.

Uma das vantagens em tratar esse tipo de varize com a escleroterapia é o fato de não precisar de repouso. Como o procedimento é realizado no próprio consultório do médico, é possível retomar a rotina logo que a sessão termina.

As únicas recomendações são de não exercer nenhum tipo de atividade física e não expor ao sol a região tratada no mesmo dia em que a escleroterapia foi feita.

Se por acaso surgirem alguns hematomas, deve-se esperar até que as marcas roxas sumam para expor as pernas ao sol. Assim, a possibilidade da pele ficar manchada é evitada.

Um cuidado de suma importância é que o tratamento das microvarizes seja indicado por um cirurgião vascular, pois apenas esse profissional especialista está apto a fazer qualquer técnica terapêutica para varizes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp