Legs in compression stockings rest on the car's torpedo. Concept for prevention of varicose veins and deep vein thrombosis during long journeys.

Tem varizes e vai viajar? Confira X dicas de cuidados essenciais

Para pessoas que vivem com varizes, viajar pode ser algo muito angustiante. Afinal, para além dos desconfortos causados pela condição, também existe a possibilidade do surgimento de outros problemas mais sérios, sendo que os riscos aumentam com longos períodos de viagem.

A boa notícia, é que existem alguns cuidados e práticas simples que podem ajudar a proteger as pernas durante a viagem. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Dicas para proteger as veias das pernas ao viajar

Abaixo você confere alguns cuidados essenciais que devem ser tomados para diminuir os riscos de complicações durante e depois das viagens:

1. Meias de compressão

Sem dúvidas, as meias de compressão são fundamentais para quem sofre com varizes ou para quem tem alto risco de TVP. 

Essas meias oferecem uma solução rápida, eficaz e prática para manter a circulação sanguínea durante a viagem. Entretanto, mesmo sendo facilmente encontradas em qualquer farmácia ou drogaria, vale a pena conversar com o especialista antes para que ele possa orientar sobre a melhor escolha.

2. Se possível, caminhe

A inatividade das pernas é a principal razão pela qual viajar é complicado para quem tem varizes. 

Sendo assim, procurar formas de se movimentar faz toda a diferença. Por exemplo, nas viagens de carro é possível parar alguns minutos a cada  hora para “esticar as pernas”. Quem vai de ônibus pode aproveitar as paradas no percurso para uma caminhada rápida. Aliás, quem viaja de ônibus ou avião pode aproveitar para se sentar no corredor. Normalmente, essas poltronas oferecem mais espaço para as pernas. Além disso, dependendo do caso, é até possível se levantar e andar um pouco.

3. Manter a hidratação

A hidratação é fundamental em qualquer momento, mas nas viagens ela se torna ainda mais importante. Só para ilustrar, quando o corpo é mantido hidratado, é possível evitar o estreitamento das paredes das veias, algo que ocorre como consequência dos longos períodos sem movimentação das viagens longas.

Por outro lado, é importante estar atento a dois pontos:

  •  as viagens de avião devem ser encaradas com mais cuidado, pois a pressão pode causar mudanças fisiológicas tornando os incômodos das varizes ainda mais intensos e;
  •  café e álcool devem ser evitados, visto que levam o corpo a perder os níveis de hidratação mais rapidamente.

Outras recomendações

Independentemente de como a viagem será feita, é importante evitar fazer qualquer coisa que desacelere a circulação sanguínea antes de embarcar. Por exemplo, remédios para dormir ou outras substâncias que possam interferir na circulação adequada.

Por fim, estar atento a cuidados aparentemente pequenos também ajuda a lidar com as varizes. Assim sendo, cuidar para usar roupas confortáveis para não prejudicar a circulação, flexionar as pernas no assento se não houver como andar, pressionar as pontas dos pés no chão para melhorar o fluxo sanguíneo também são ações que contribuem para uma viagem mais tranquila!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp