Se você está em busca de tratamento para varizes, é bem provável que tenha se surpreendido com a quantidade de informação que, muitas vezes, acaba confundindo e não ajudando muito. Afinal, é melhor optar pelo tratamento cirúrgico ou não cirúrgico?
Para deixar tudo mais fácil e compreensível, preparamos esse artigo com algumas considerações importantes. Então, continue a leitura e entenda melhor sobre essas opções, bem como os pontos positivos e negativos de cada uma!
Tipos de tratamentos não cirúrgicos para varizes
Hoje, é possível encontrar algumas opções para tratar as varizes sem que seja preciso uma cirurgia. Os mais comuns são:
Laser
Essa alternativa é feita na própria clínica, sendo muito utilizada para os vasinhos e veias azuladas. O procedimento para as varizes é realizado por um profissional especializado e treinado, por meio de um laser desenvolvido para esse fim.
Escleroterapia
Esse tratamento para varizes ocorre com a aplicação de uma solução esclerosante que age na camada interna da veia afetada, permitindo a interrupção no fluxo de sangue levando ao seu desaparecimento. A maioria dos pacientes tende a ter uma resposta positiva.
Crioescleroterapia
Esse procedimento faz uso de um composto de glicose hipertônica. Trata-se de produto congelado a uma temperatura extremamente baixa (- 40°). Quando é aplicado nas veias, atua na destruição da parede interna dos vasos, processo que ocorre devido à temperatura muito negativa.
Pontos positivos e negativos
Entre as principais vantagens dos tratamentos não cirúrgicos para as varizes estão o pouco tempo de inatividade, menos marcas permanentes, são pouco invasivos e não necessitam de anestesia geral, evitando os riscos associados.
Por outro lado, nem todas as veias varicosas podem ser tratadas por alternativas minimamente invasivas. Além disso, pode ser necessário que a pessoa comece algum tratamento adicional para potencializar os resultados.
Tratamento cirúrgico
Há muitos anos a cirurgia é uma opção popular para o tratamento das varizes. O especialista em saúde vascular realiza a remoção e ligadura das veias problemáticas. Para o procedimento, é preciso fazer uso de sedativos para que o paciente fique inconsciente durante a cirurgia.
Pontos positivos e negativos
Por ser um procedimento desenvolvido há muito tempo, é considerado como o mais seguro e eficaz.
Por outro lado, apresenta as desvantagens típicas da maioria dos tratamentos cirúrgicos, como a sedação que contribui para um aumento do risco de complicações, a recuperação mais lenta e dolorosa, lesões no nervo, possibilidade de recorrência do problema após alguns anos e o riscos de desenvolver trombose.
Maneiras de prevenir as varizes
Agora que você entendeu um pouco mais sobre alguns dos tratamentos disponíveis aproveite as dicas abaixo para prevenir essa condição:
- evite permanecer sentado por muito tempo;
- mude de posição com frequência com a finalidade de melhorar a circulação do sangue no corpo;
- usar as meias de compressão da forma correta e seguindo as recomendações do profissional;
- cuide da alimentação e comece a praticar atividades físicas.
Por fim, se você tem dúvidas ou precisa de uma orientação melhor sobre suas varizes, não perca tempo e procure um médico especialista!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!