Conhecida também como úlceras venosas, as úlceras varicosas é um tipo de ferida que surge na pele. Ela afeta as pernas, geralmente na região dos pés e dos tornozelos.
Esse tipo de machucado acontece quando há insuficiência venosa, ou seja, quando o sangue não circula de volta para o coração: a má circulação sanguínea faz com que o sangue se acumule na parte inferior do corpo; como a veia não tem força para impulsionar o sangue para cima, ele se acumula e causa o rompimento do vaso, provocando, assim, o surgimento da ferida.
Dados mostram que esse é o tipo mais comum de úlcera, representando 70% dos casos. Para saber mais sobre esse problema, continue a leitura deste artigo!
Sintomas das úlceras varicosas
O sangue acumulado na perna faz com que a pele fique vermelha e escurecida na região do tornozelo. Depois, ela começa a ficar grossa e inchada, surgindo, na região, sintomas como coceira, queimação e dor. Além disso, a ferida pode ser seca ou com erupção, liberando líquido e mau cheiro. Em casos em que a ferida desenvolva infecção, a dor pode se tornar mais intensa e liberar pus, causando também febre no paciente.Causas
Varizes e má circulação estão entre a principais causas desse tipo de úlcera, uma vez que, quando as veias não agem como deveriam, o sangue se acumula na parte inferior do corpo. Como o sangue não está circulando, ele acumula também algumas substâncias tóxicas provenientes do metabolismo. A úlcera surge, então, devido à falta de oxigenação e ao acúmulo de líquido na região, que faz com que a ferida não se cicatrize. Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da úlcera. Saiba quais são alguns deles:- idade;
- existência de feridas na perna;
- tabagismo;
- obesidade;
- varizes nas pernas;
- problemas circulatórios;
- osteoartrite.