Veias dilatadas e tortuosas fazem parte de seus membros inferiores? Saiba que elas podem ser tratadas. O avanço da medicina vascular permitiu que vários tipos de tratamentos para varizes estejam disponíveis, e uma das opções é a crioescleroterapia, que consiste na aplicação de glicose hipertônica a 75% em baixíssima temperatura nas regiões afetadas, oferecendo resultados excelentes para os pacientes.
A substância em temperatura de –40 °C destrói totalmente as paredes dos vasos. Com isso, as veias doentes e problemáticas que tanto incomodam desparecem das pernas. Este tratamento apresenta resultados positivos e rápidos porque o efeito físico do frio maximiza o efeito químico da glicose. Mas é preciso lembrar que o cirurgião vascular, por meio de exames clínicos, é o profissional preparado para determinar qual é o melhor tratamento para cada pessoa.
A importância em tratar as varizes
As varizes são um problema vascular muito comum e que precisa ser tratado, evitando dores, inchaços e coceiras. Estudos da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que 37,5% da população brasileira têm varizes, sendo as mulheres e os idosos os mais afetados.
Ainda de acordo com a entidade, as varizes não tratadas podem acarretar problemas mais graves, como trombose e úlceras. Além disso, é preciso considerar que as veias expostas podem causar desconforto estético para muitas pessoas. Neste artigo, você vai conhecer e entender as vantagens e desvantagens de um tratamento utilizado contra as varizes, a crioescleroterapia.
Vantagens do tratamento com crioescleroterapia
O tratamento é realizado em mais de uma seção. Cada pessoa terá uma demanda que será definida pelo cirurgião vascular Mas o fato é que o método tem ganhado espaço por apresentar várias vantagens em comparação a outros métodos mais tradicionais. Confira a lista de vantagens:
- Menos desconforto, isso porque o frio funciona como analgésico.
- Menos sangramento durante o procedimento, pois agulhas finas são utilizadas.
- Redução de hematomas na pele.
- Redução de úlceras na pele.
- Redução de pigmentações na pele.
- Retorno imediato às atividades do dia a dia, pois não é preciso fazer repouso.
- Tempo de espera de apenas duas horas para praticar atividades físicas.
- Destruição definitiva dos vasos.
Desvantagens do tratamento com crioescleroterapia
Como um método que tem sua eficiência cientificamente comprovada por muitos especialistas no assunto, o tratamento apresenta mais vantagens do que desvantagens. Contudo, a avaliação do paciente é personalidade e algumas questões precisam ser observadas mais como uma questão de cuidado do que um problema. Confira:
- Indicação apenas para varizes de menor calibre (com 2mm ou menos), não resolvendo problemas das veias doentes maiores.
- Reação alérgica a agulhas ou ao medicamento (situações raríssimas).
- Em alguns casos, é preciso evitar exposição ao sol por algumas horas.
- O número de sessões pode aumentar a depender da resposta do organismo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!