vasinhos

Qual a Diferença Entre Vasinhos e Varizes?

Ao se depararem com algumas veias mais evidentes marcando a pele, é comum que as mulheres fiquem na dúvida na hora de identificar se são vasinhos ou varizes que surgiram. Embora as duas possibilidades tragam desconforto, são condições distintas.

Você sabe quais são as diferenças entre esses quadros? Conhece os tratamentos e as causas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre o tema.

O que são vasinhos?

As teleangiectasias, como também são chamados, são um tipo pequeno de varizes que surgem na camada mais superficial da pele. Geralmente, possuem o mesmo tamanho de um fio de cabelo, tendo em torno de 2 a 3 milímetros, de coloração roxa ou avermelhada.

Ainda, os vasinhos são capilares que se dilatam e podem aparecer em qualquer parte do corpo, até mesmo no rosto. Quando são normais, as teleangiectasias não são visíveis, sendo expostas apenas quando estão doentes.

Como são causados?

Os vasinhos podem surgir em razão de diferentes fatores, tais como, histórico familiar ou traumas na região. Em casos extremos, pode indicar uma doença venosa. Também existe relação com o aumento de hormônios femininos, provocados pelo uso de medicamentos ou por gravidez.

Como é o tratamento?

Os vasinhos não representam um problema grave de saúde e, na maioria das vezes, o tratamento tem finalidade estética. Para isso, podem ser utilizados laser transdérmico ou escleroterapia, que consiste na remoção dos vasos por meio da aplicação de injeções com produtos específicos para secá-los.

O que são varizes?

Embora tenham muitas semelhanças, as varizes são veias que se dilatam em razão de não estarem cumprindo suas funções de enviar o sangue de volta para o coração. Diferente dos vasinhos, as varizes possuem o diâmetro superior a três milímetros e são tortuosas, com coloração azulada ou esverdeada.

Ainda, as varizes estão localizadas em uma camada mais profunda da pele e são sentidas como se fossem nódulos amolecidos. Em pessoas de pele clara, essas veias estão visíveis mesmo quando sadias.

Como são causadas?

A principal semelhança entre as varizes e os vasinhos é a causa, pois, ambas estão relacionadas com fatores genéticos ou com o aumento na presença de hormônios femininos. Além disso, quem fica muito tempo em pé ou parado, é sedentário ou está acima do peso está mais suscetível à dilatação das veias.

Como é o tratamento?

Como as varizes representam um risco maior do que os vasinhos e também causam dor e inchaço, o tratamento é necessário. Caso contrário, podem evoluir, aumentar de calibre e também se multiplicar pelo corpo.

Ainda, o tratamento irá variar de acordo com a idade do paciente, cor da pele, calibre das varizes, sintomas e as expectativas dele com o resultado. Entre as melhores alternativas estão a escleroterapia à laser ou com espuma e, em casos graves, a cirurgia para retirada das veias doentes.

Portanto, as principais diferenças entre os vasinhos e as varizes estão nas suas características e no grau de gravidade que trazem para o paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã vascular no Vila da Serra!